Portuguese Dutch English French German Italian Russian Spanish

Simbolos Heráldicos

0 cronista Jerónimo Dias Leite relata que, aquando da exploração da Costa Sul da Madeira, a expedição comandada pelo Capitão João Gonçalves Zarco chegou a uma "rocha delgada a maneira de ponta baixa que entra muito no mar e entre esta rocha e outra fica um braço de mar em remanso onde a Natureza fez uma grande lapa ao modo de uma câmara de pedra e rocha viva. Aqui se meteram com os batéis donde acharam tantos lobos-marinhos que era espanto". Acrescenta Dias Leite que "deu nome a este remanso de Câmara de Lobos, donde este Capitão João Gonçalves tomou o apelido, por ser a derradeira parte que descobriu deste giro e caminho que fez".
 
BRASÃO DE ARMAS  
BrasaoJFCLO brasão assume uma tripla evocação:
- A expedição quatrocentista de Zarco que tomou o apelido que ele próprio havia baptizado.
- Os lobos-marinhos (Monachus, monachus) que abundavam no referido local a ponto de lhe fornecer o nome, animal mundialmente em vias de extinção, mas hoje em franca recuperação na reserva das iIhas Desertas.
- Finalmente o brasão evoca, através da roda do leme e a faixa ondeada de verde e prata as seculares actividades dos "homens do mar" de Câmara de Lobos:
A coroa mural de prata com três torres e a que esta estabelecida para a categoria de freguesia.
Azul - cor dos lobos-marinhos
Verde e prata - mar
Ouro e vermelho - as plasticamente mais adequadas, no presente caso, para um melhor efeito gráfico, de acordo com as prescribes da heráldica.
Escudo de ouro, roda de leme de vermelho, entre dois lobos-marinhos de azul, animados de vermelho e realçados de prata, afrontados; campanha ondeada de verde e prata de cinco tiras. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro: «FREGUESIA DE CAMARA DE LOBOS»
 

BANDEIRA

Bandeira072A bandeira é de cor azul, com cordão e borlas de ouro e azul e haste e lança de ouro.
 

 

 

SELO
 
 Selo branco JFCL3

 Nos termos da Lei, com a legenda: "JUNTA DE FREGUESIA DE CÂMARA DE LOBOS".

Notícias