Projeto "Mais Laços"

O intuito é implementar um projeto na Junta de Freguesia de Câmara de Lobos para apoiar os idosos que residem sozinho na freguesia.

Este projeto tem como denominação + laços, pois a projeto tem o intuito de criar dialogo entre o colaborador e idoso. A essência do projeto é reforçar a socialização bem como combater o isolamento social.

O surgimento deste projeto justifica-se por motivos de necessidades sociais, isto porque existem idosos no concelho que vivem sozinhos ou com o cônjuge que em grande parte também se encontra nas mesmas necessidades sociais.
Combater o isolamento social pressupõe políticas a longo prazo cujos, resultados não são visíveis no momento e, por isso, a nossa ação é limitada. O intuito é impedir, ou atenuar, o Isolamento Social nos idosos na freguesia
É de salientar que não existe um grupo pré-definido, sendo necessário criar um grupo.

Neste sentido, iremos guiar pela base de dados dos idosos que beneficiam do serviço tele-alarme na freguesia de Câmara de Lobos.
O grupo abrange 50 pessoas, residentes em Câmara de Lobos, são idosos que têm idade igual ou superior aos 65 anos.

A doença que mais os afeta nesta idade: hipertensão, diabetes, problemas osteoarticulares e musculares (como a artrose e osteoporose); colesterol, problemas cardíacos, distúrbios do foro cognitivo (como Alzheimer) e psicológico (em particular a depressão).

pdfProjeto "Mais Laços"

Consulta as fotos da apresentação do projeto Mais Laços e da entrega dos certificados aos nossos voluntários.