Portuguese Dutch English French German Italian Russian Spanish

Economia

A freguesia de Câmara de Lobos possui uma superfície agrícola total de 275,2 hectares e desses hectares são utilizados 208 essencialmente para a produção da banana. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) o número total de explorações é de 686.


Câmara de Lobos tem como característica predominante a indústria piscatória. Esta cidade é um porto piscarório do Peixe-Espada Preto. Ligado a este sector está a construção de barcos e a secagem da, tão falada, Gata ou Sapada, o famoso “Bacalhau de Câmara de Lobos”.


A produção de vinho é também uma modalidade vigente nesta cidade, pois é nesta cidade que se situa a Associação de Municípios Produtores de Vinho, tendo, a partir desta adesão, passado a integrar na rede nacional de municípios com tradição vitivinícola.  


No leito da Ribeira dos Socorridos, encontra-se um dos mais formidáveis pólos industriais da região, PEZO - Parque Empresarial da Zona Oeste, onde está instalado a Empresa de Electricidade da Madeira; a Empresa de Cervejas da Madeira; Construção Civil Avelino Farinha Agrela e Vulcanizadora 25 de Abril.


Segundo os censos de 2011, o concelho de Câmara de Lobos possui uma população activa e empregada de 9.463 habitantes dos quais 663 exercem a sua actividade no sector primário e 3.190 no sector secundário. Assim, a freguesia de Câmara de Lobos possui uma população activa e empregada de 5.106 habitantes dos quais 394 exercem a sua actividade no sector primário e 1369 no sector secundário.

Notícias