Portuguese Dutch English French German Italian Russian Spanish

Sobre

A freguesia de Câmara de Lobos pertence ao concelho homónimo. É conhecida pela tradição piscatória, especialmente a pesca do peixe-espada preto. Destaca-se, pela qualidade, os bares onde se bebe a poncha regional e a nikita, e os restaurantes de peixe ou carne, que juntam a inovação à tradição nos seus pratos.

Câmara de Lobos é rico em património natural. Conhecido da freguesia e muito visitado está o promontório do Cabo Girão, que se eleva a 580 metros de altitude, com um miradouro moderno, com o piso em vidro. Outro orgulho dos camaralobenses é o deslumbrante Miradouro do Teleférico do Rancho, onde pode ver a arriba do Cabo Girão, a baía da cidade e descer à Fajã dos Pescadores de teleférico.

A freguesia conta com um apreciável património humano, com igrejas e capelas antigas, como a Igreja de São Sebastião e a capela de Nossa Senhora da Conceição, e recentes e modernas com as Igrejas do Carmo e de Santa Cecília. Várias esculturas e motivos escultóricos também podem ser admirados em vários locais.

O centro da cidade conta com infraestruturas modernas como é o caso da Biblioteca Municipal, o edifício da Casa da Cultura, onde se situa a Junta de Freguesia e a promenade que liga o centro à Praia Formosa. Espaços verdes foram criados ou renovados. Destaca-se o Jardim do Ilhéu e nota-se um aproveitamento para jardins em locais apropriados, como nas rotundas.

Câmara de Lobos também é dinâmico a nível social. Destaca-se o centro comunitário Vila Viva e a casa do povo pelo seu trabalho com a Universidade Sénior e iniciativa.

A freguesia ocupa uma área de 7,62 km². A terra é fértil e aproveitada para a agricultura por parte das famílias. Além do setor primário, os espaços comerciais e de serviços também contribuem para a economia da freguesia, em grande parte pela restauração.

 
PRESIDENTES DA JUNTA DE FREGUESIA DE CÂMARA DE LOBOS
A primeira junta de freguesia de Câmara de Lobos foi instalada a 2 de Março de 1977, tendo instalações na Rua S. João de Deus 76 e mais tarde, em 1982, passou para a mesma rua, desta feita para o número 13. Já em 2005 passou a ocupar outros espaços na mesma rua.
Foi seu primeiro presidente da Junta de Freguesia, João Marcelo Nunes, eleito nas listas do PPD/PSD a 12 de Dezembro de 1976 e a 16 de Dezembro de 1979. Sucedeu-lhe Gabriel Gregório do Nascimento Ornelas, eleito nas listas do PPD/PSD a 12 de Dezembro de 1982; Tiago Tarcíso Teles, eleito nas listas do PPD/PSD a 15 de Dezembro de 1985 e a 17 de Dezembro de 1989; Maria da Paixão Rodrigues Figueira, eleita nas listas do PPD/PSD a 12 de Dezembro de 1993 e Manuel Higino Sousa Teles, eleito nas listas do PPD/PSD a 14 de Dezembro de 1997 e em Dezembro de 2001, em Dezembro de 2005 e 15 de Outubro de 2009. A 29 de Setembro de 2013 foi eleito o atual presidente, Celso Bettencourt.

Notícias