Os voluntários que integram o Projeto + Laços desenvolvido pela Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, participaram hoje numa formação sobre o luto, um processo que gera um conjunto de reações e emoções associado à morte de um familiar.
A ação de formação orientada pela técnica Cátia Castro visa dotar os voluntários com ferramentas para entender as diferentes fases do luto, e saber como lidar e ajudar as pessoas que passam por uma perda abrupta e definitiva de alguém próximo.
No âmbito do seu trabalho de voluntariado de proximidade, estes voluntários acompanham e ajudam regularmente pessoas idosas ou dependentes, alguns dos quais perderam um ente querido. A morte de um familiar é algo complexo e difícil de lidar, sendo o luto um processo muito particular para cada um, e se não houver cuidado com a saúde mental, traumas, depressões e outros problemas podem surgir.
A formação contou ainda com a presença de elementos da direção da Associação Casa do Voluntário, entidade parceira no Projeto + Laços.