O projeto “Junta na Freguesia” já permitiu à Junta de Freguesia de Câmara de Lobos fazer a recolha de mais de quatro toneladas de equipamentos elétricos e eletrónicos, como frigoríficos, fornos, microndas, máquinas de lavar, exaustores, ecrãs/monitores e outros pequenos eletrodomésticos, e entrega para reciclagem no âmbito do protocolo assinado com a European Recycling Platform – Portugal.
A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos foi a primeira autarquia na Região a ser certificada para a recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos, resíduos de pilhas e acumuladores, depois de ter rubricado, em dezembro de 2022, um protocolo de cooperação com a ERP Portugal. O projeto “Junta na Freguesia” tem o objetivo de criar um movimento de sustentabilidade participada e facilitar a vida da comunidade, aumentado a recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos.
A autarquia liderada por Celso Bettencourt já procedeu, desde o mês de junho, a quatro entregas de equipamentos para reciclagem. A entrega deste último conjunto de equipamentos foi efetuada no armazém da Electromendes, empresa com a qual a Junta de Freguesia celebrou um protocolo que visa agilizar e facilitar a recolha e depósito deste tipo de equipamentos na freguesia de Câmara de Lobos. Para assinalar esta parceria, Celso Bettencourt e Sérgio Mendes presenciaram o carregamento do camião com os “monstros” que muitas vezes são atirados para os cantos da estrada.
Celso Bettencourt faz um apelo à população para que não abandone este tipo de resíduos na via pública, porque é uma atitude de falta de respeito para os camaralobenses que não se revêm na falta de civismo de alguns. O que devem fazer é contatar a Junta de Freguesia para agendar a recolha, pois desta forma estão a ser um agente ativo e responsável na defesa do meio ambiente.
Não menos relevante é o facto de Câmara de Lobos ser uma Eco-Freguesia, por isso há a responsabilidade acrescida da Junta em fazer a recolha deste tipo de resíduos e depois encaminhar para a reciclagem.