O presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos associou-se às comemorações do 151.º aniversário da Banda Municipal de Câmara de Lobos que se celebraram, este domingo, com um conjunto de atividades.
Na intervenção na sessão solene, Celso Bettencourt sublinhou a importância de relembrar o passado e a história da banda que tem sido escrita por várias gerações de músicos, destacando a homenagem feita ao maestro Alberto Barros com a atribuição do seu nome ao Audiório da Banda Municipal, porque foi “um homem que deu muito à banda e que, enquanto maestro, ajudou a formar muitos músicos que ainda estão no ativo”.
Destacou o trabalho muito importante que as bandas filarmónicas desempenham na preservação do património cultural material e imaterial e que ajuda a manter várias tradições como as músicas tradicionais ou as missas do parto, uma emblemática tradição secular da religiosidade popular e da cultura madeirense e que em Câmara de Lobos as filarmónicas dão um cariz singular, não fosse uma freguesia com três bandas.
No âmbito dos apoios à cultura, Celso Bettencort anunciou que a Junta de Freguesia vai conceder um apoio, no valor de mil euros, em material e instrumentos à Escola de Música “Os Lobitos” para que esta possa desenvolver o seu trabalho de formar jovens músicos para integrar a Banda Municipal.
Agradeceu o apoio e a colaboração da popularmente conhecida “Banda Velha” na Festa da Espada e nas missas do parto, e outros eventos, promovidos pela Junta de Freguesia.
A Junta de Freguesia endereça os parabéns aos órgãos diretivos, músicos e sócios da Banda Municipal de Câmara de Lobos, fundada a 18 de novembro de 1872, uma das mais antigas da Região com atividade ininterrupta e que engrandece Câmara de Lobos.
Nas celebrações do aniversário participaram o secretário regional do Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, e os presidentes da Assembleia Municipal e Câmara Munipal de Câmara de Lobos, Manuel Pedro Freitas e Pedro Coelho, respetivamente, assim como outras entidades.