A freguesia tem vários espaços verdes. Destaca-se o Jardim do Ilhéu, o Jardim de São Francisco e o Jardim Nova Cidade.
O património da freguesia de Câmara de Lobos é rico em história e combina-os com os edifícios e infraestruturas modernas. Maravilhe-se com os espaços verdes, miradouros com vistas deslumbrantes. Encontre a arte nos motivos escultóricos e na arquitetura. E para uma caminhada temos a belíssima promenade Praia-Formosa-Câmara de Lobos.
Forno da Cal
Coreto
Datado de 1883, o Coreto Municipal encontra-se instalado na Praça da Autonomia. Este coreto foi anteriormente adquirido pela Câmara Municipal do Funchal, que o instalou no Jardim de São Francisco, atual Jardim Municipal do Funchal.
Em 1942, foi desmontado e colocado à venda em hasta pública, e adquirido, pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a fim de o instalar no então denominado Largo 28 de Maio, para substituição de um outro.
Edifício do ex-Convento de S Bernardino
Convento da Caldeira
Localizado no sítio da Caldeira, este espaço foi fundado em 16 de Abril de 1931, por um núcleo de religiosas expulsas, em 1910, pelas autoridades civis.
As religiosas fixararam-se na propriedade do padre António Henriques, onde existia uma capela com a invocação de Nossa senhora da Piedade. Com a morte do proprietário, ocorrido a 6 de Janeiro de 1922, a propriedade foi legada à diocese, que por sua vez a legou às religiosas afim de aí, construírem o seu mosteiro.
As obras de construção do mosteiro levaram diversos anos, tendo sido canonicamente ereto em 1975.
A subsistência do Mosteiro é garantida pelo trabalho que as monjas desenvolvem, nomeadamente através do fabrico de hóstias e da realização de trabalhos manuais.
Capela de Nossa Senhora da Conceição
Fundada em finais do século XV, a Capela de Nossa Senhora da Conceição situa-se na baixa da cidade de Câmara de Lobos, e segundo reza a historia a mesma foi construída por pescadores, mas há quem defenda que a mesma pertenceu a um Morgado sendo o local de sepultura de seus possuidores ou benfeitores ou beneficiários da primitiva Confraria de Nossa Senhora da Conceição, passando a sede de confraria piscatória somente a partir dos finais do século XVII.
No altar existe uma obra de talha dourada e as pinturas no interior da capela e coro são obra do pintor Bernes. Expostos estão 17 quadros da autoria de Nicolau Ferreira e de Bernes.
O Governo Regional da Madeira a 21 de Outubro de 1993 classificou a Capela de Valor Cultural Regional.
Igreja de S Sebastião
Sendo uma das três paróquias da freguesia de Câmara de Lobos, a igreja do Carmo situa-se no local com o mesmo nome, tendo as obras de edificação do templo se iniciado a 29 de Julho de 1962, a partir do projecto do arquiteto Marcelo Costa. No entanto o lançamento da sua primeira pedra teve lugar a 29 de Julho de 1964, pelo então bispo do Funchal, D. David de Sousa e a sua bênção ocorreu a 13 de Dezembro de 1969. O orago desta paróquia é Nossa Senhora do Carmo.
Igreja de Santa Cecilia
A capela de Nossa Senhora da Boa Hora situa-se na freguesia de Câmara de Lobos. Foi fundada em 1640, por António Correia de Bettencourt. Em 1899 encontrava-se em estado de ruína e por esse motivo, nesse mesmo ano, terá sido demolida e reconstruída com o mesmo alinhamento e também com os mesmos alicerces
Capela das Preces
A capela de Nossa Senhora das Preces situa-se no Caminho Grande e Preces e foi mandada construir, em 1683, pelo padre Francisco da Cunha e Mendonça.
Cruzeiro do Pico da Torre
No cimo do Pico da Torre, localizado na freguesia de Câmara de Lobos está instalado um cruzeiro, que simboliza as comemorações dos centenários levados a cabo por Oliveira Salazar. O lançamento da primeira pedra teve lugar a 28 de Maio de 1941, tendo sido inaugurado no mesmo ano, a 14 de Setembro.
A iniciativa da sua construção partiu da Acção Católica de Câmara de Lobos e fundamentalmente do seu assistente, o Pe. António Pinto da Silva. Contudo, foi a expensas da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, na altura presidida pelo Prof. Ângelo de Menezes Marques.
Escultura Mar de Esperança
Autor: Francisco Lucena
Ano: 2004
Dimensão: 3x4,8x1
Localização: Rua Nova da Praia
Descrição: O nome deste conjunto escultórico Mar de Esperança procura retratar a história de Câmara de Lobos que está estreitamente ligada ao mar. As pessoas vivem de mãos dadas com o Mar, chegando mesmo a haver uma cumplicidade recíproca. Com esta escultura procurou-se eternizar a interdependência entre as gentes de Câmara de Lobos e o Mar.
Escultura A Família
Autor: Paulo Neves
Ano: 2004
Dimensão: 7x3x1m
Local: Avenida Nova Cidade
Descrição: Esta escultura representa dois seres, um com expressão feminina e outra masculina. No meio deles brota água, símbolo de vida e que une o homem e a mulher, de modo a constituir uma família.
Escultura Peixe Espada Preto
Autor: Isaque Pinheiro
Ano: 2004
Dimensão: 0,7x8x3m
Local: Promenade de Câmara de Lobos
Descrição: Representa uma mesa de refeição com um prato colocado num extremo e um peixe espada preto noutro. Estes elementos são colocados em cima duma mesa exageradamente comprida, que representa o longo caminho que separa o habitat deste peixe ao prato. O chão envolvente remete para o típico de uma peixaria.
Escultura Laurea Campanile
Escultura Lobo Marinho
Monumento a S. Francisco de Assis
Câmara de Lobos apresenta miradouros que permitem aos seus visitantes se deslubrarem com o património natural e edificado da freguesia. Como por exemplo, o Miradouro do Cabo Girão e o Miradouro do Rancho.
Read More
A freguesia tem vários espaços verdes. Destaca-se o Jardim do Ilhéu, o Jardim de São Francisco e o Jardim Nova Cidade.
Read More